Sessões de Experiência Filosófica

Nas últimas décadas a filosofia deixou de representar apenas pensamentos e perspetivas académicas, teóricas e intelectuais da vida. Sem as negar começou a trazê-las para a vida prática das pessoas, voltando ao seu sentido original, que revela o caráter terapêutico da filosofia, redescobrindo o seu propósito que foi perdido ao longo da história devido a diferentes influências políticas e religiosas.

A retoma do seu antigo propósito é possível de ver refletido no pensamento antigo de Séneca, segundo o qual a Filosofia “ensina-nos a agir, não a falar” ou, mais tarde Wittgenstein ao afirmar que “a filosofia não é uma teoria, mas uma atividade”.

Neste sentido, a prática / terapia filosófica, ou o aconselhamento filosófico, são movimentos contemporâneos que oferecem apoio às pessoas que procuram uma compreensão prática e filosófica sobre as suas vidas.

O objetivo da experiência filosófica não é simplesmente curar as feridas ou os problemas a que as pessoas possam ter sido sujeitos ao longo das suas vidas, mas permite que elas tomem um papel ativo, investigando e desafiando as suas próprias ideias, crenças e valores, de forma a viver uma vida mais consciente e com significado, autocompreendendo-se como uma combinação de energias físicas e mentais, em constante mudança e interdependência.

Este é o contributo que procuramos tirar da sabedoria filosófica, ajudando as pessoas a fortalecer as suas mentes, abrindo novos caminhos que procuram eliminar pressupostos errados e obstáculos que, possivelmente, têm impedido um avanço positivo na vida.