Arquivo 2009-12

Boas Festas – 17 de dezembro de 2012

 

 

WEBINAR DGE – LED ACTIVISM – 27 de setembro de 2012

Teve lugar no dia 26 de setembro, 4.ª feira, pelas 15 horas, uma sessão Webinar DGE, sob o tema “LED Activism”.

O iLIDH apresentou à comunidade educativa, no atual contexto social e económico controverso, uma Plataforma de Intervenção Cívica que procura gerir as relações entre os principais atores da cena social – jovens, sociedade civil, órgãos de comunicação social, comunidade científica e académica e o poder político.


A gravação da sessão pode ser acedida a partir de http://webinar.dge.mec.pt/2012/09/26/led-activism/

 

 

LED – Valores de Igualdade | Workshop – 14 de setembro de 2012

 O iLIDH em articulação com as Direções Regionais de Educação e os CFAEs das regiões Centro, Alentejo e Norte promoveu nos dias 28 de Maio, 13 de Junho e 12 de Setembro respetivamente, Workshops junto de professores/as, diretores/as de agrupamentos e de estabelecimentos de ensino público e privado, coordenadores/as de áreas relacionadas e diretores/as de Centros de Formação, para divulgar o Programa LED on Values e o Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) em Coimbra, Viseu, Évora e Guimarães.

 

LED – Valores de Igualdade | Ações de Sensibilização – 14 de setembro de 2012

O iLIDH informa que se encontram abertas as inscrições para as ações de sensibilização sobre a temática “Educação para Valores e Literacia Social – Programa LED ON VALUES” junto de professores/as, no âmbito do Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) nas Regiões Centro e Alentejo. Na região Norte as inscrições estarão abertas a partir do final do mês de Outubro.

Para mais informações, entre em contacto com o CFAE da sua área.

As ações de sensibilização são gratuitas.

 

Webinar DGE LED Activism – 14 de setembro de 2012

Terá lugar no dia 26 de setembro, 4.ª feira, pelas 15 horas, uma sessão Webinar DGE, sob o tema “LED Activism”.

O iLIDH apresenta à comunidade educativa, no atual contexto social e económico controverso, uma Plataforma de Intervenção Cívica que procura gerir as relações entre os principais atores da cena social – jovens, sociedade civil, órgãos de comunicação social, comunidade científica e académica e o poder político.


Esta Plataforma – o LED Activism – co-financiado pelo Programa Juventude em Ação, pretende ser um observatório social de construção dinâmica de conhecimento sobre os fenómenos que estão no cenário da atualidade nacional e europeia, onde os jovens são participantes ativos na construção das suas comunidades através de expressão das suas questões, opiniões, experiências, preocupações e vontades e cujos resultados são encaminhados para os decisores políticos.

A sessão terá a duração de cerca de quarenta minutos e a transmissão será feita a partir de http://webinar.dge.mec.pt/.

Saiba mais em http://webinar.dge.mec.pt/ e em http://www.ledonvalues.org/activism

 

Palácio dos Marqueses, em Mafra – 14 de setembro de 2012

O iLIDH e a Câmara Municipal de Mafra celebraram em Março de 2011 um Protocolo para a concessão do Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima. Esta histórica propriedade do século XVII, da autoria do arquiteto régio Diogo Marques Lucas, localizado na zona de património protegido da Igreja de Santo André, irá acolher a instalação da Universidade dos Valores – um espaço multifacetado de investigação, exposições pedagógicas, museu, eventos, entre muitas outras valências.

Em Junho, do mesmo ano, tiveram início as obras de requalificação do Palácio e os seus Jardins para os retornar ao esplendor de outros tempos e reintegrar o Palácio nos seus amplos e afamados jardins, imortalizados pela literatura europeia dos séculos XVIII e XIX, hoje o Parque Desportivo Municipal de Mafra.

Para conhecer a história deste Palácio e acompanhar as obras de requalificação siga-nos no Facebook

 

Projeto LED – Valores de Igualdade – 27 de julho de 2012

 O iLIDH em articulação com as Direções Regionais de Educação do Centro e Alentejo promoveu nos dias 28 de Maio e 13 de Junho, Workshops junto a professores/as e agentes diretivos para divulgar o Programa LED on Values e o Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) em Coimbra, Viseu e Évora

No próximo ano letivo terá início a promoção das ações de sensibilização sobre a temática da Igualdade junto de professores/as, pais, mães e encarregados/as de educação. As datas serão divulgadas oportunamente.

Para mais informações, entrar em contacto com o CFAE da sua área.

 

 

Museu dos Valores Universais – 25 de julho de 2012

A Fundação Calouste Gulbenkian, o Programa Juventude em Ação e o Programa Compete disponibilizaram um apoio financeiro para o desenvolvimento do Museu dos Valores Universais, localizado no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra, sob a consultadoria da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.

O Museu dos Valores Universais, um lugar multifacetado de experiências e aprendizagens é um projeto que tem tido significativo eco em dezenas instituições nacionais, europeias e internacionais, com o trabalho persistente do iLIDH e dos seus membros nos últimos 14 anos.

Para além das suas valências científicas e educativas, o Museu dos Valores Universais enquadra-se num contexto geográfico ímpar face aos seus objetivos de incubação e disseminação de estilos de vida sustentáveis – no concelho do país com o maior crescimento da taxa de natalidade (Censos 2011), com os melhores indicadores de qualidade de vida (cruzando indicadores de educação, cultura, ambiente e comunicações), num espaço físico com 400 anos de história e cultura, integrado em 30 hectares de equipamentos educativos e desportivos de excelência internacional, pertencente ao terceiro circuito turístico mais visitado em Portugal.

O Museu dos Valores Universais é um projeto ambicioso desenvolvido na combinação de diferentes áreas, criando e incentivando o cross-referencing e a co-produção com outros museus e instituições na base da compreensão holística de uma Europa heterogénea e de um mundo de diversidade. Baseado nos valores fundamentais inerentes a cada individuo e grupos sociais de diferentes culturas e religiões mundiais, o projeto reflete e traz uma mensagem importante no que diz respeito à diversidade cultural e religiosa, sendo que “to better understand ourselves we must learn to know the Other” (Torch, 2010), enfatizando que esta compreensão é principalmente um processo que necessita contexto e ferramentas para ocorrer. A existência de um espaço de aprendizagem trans-sectorial como o Museu dos Valores Universais irá catalisar os impactos já visíveis, em particular na aplicação do Programa de Literacia Social, LED on Values (www.ledonvalues.orgpromovido pelo iLIDH), fornecendo um espaço e contexto físico para o desenvolvimento sustentado das competências essenciais da cidadania.

Para mais informações sobre o Museu dos Valores Universais ou se deseja envolver-se no mesmo, consulte o seguinte link ou contacte a coordenadora do projeto Eva Ndrio de Carvalho, para os seguintes contactos:

(email) palacio@ilidh.org | (tlm.) 96 457 5001 

 

WORKSHOP LED – VALORES DE IGUALDADE – 18 de maio de 2012

No âmbito do projeto LED – Valores de Igualdade, financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, o iLIDH vai promover nos dias 28 de Maio e 13 de Junho, Workshops nas Direções Regionais de Educação do Centro e Alentejo respetivamente, dirigidos a professores/as, diretores/as de agrupamentos e de estabelecimentos de ensino público e privado, coordenadores/as de áreas relacionadas, diretores/as de centros de formação e dirigentes de departamentos de educação de Câmaras Municipais.

Os Workshops têm como objetivo a divulgação do Programa LED on Values e, em concreto, o projeto LED – Valores de Igualdade.

A data da realização do WS na região Norte será divulgada oportunamente. 

 

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA EMBAIXADORES LED – 18 de maio de 2012

No passado dia 23 de Abril de 2012 realizou-se nas instalações do Centro de Informação Europeia Jacques Delors, (CIEJD) uma ação de sensibilização para Embaixadores/as LED(1), dirigida pelo Instituto Luso-Ilirio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH), em parceria com o CIEJD e a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), no âmbito do Projecto LED – Valores de Igualdade, financiado pelo POPH.

Esta ação, com a duração de 6 horas, teve como principal objetivo formar 26 animadores/as multiplicadores/as, oriundos/as de diversas zonas de Portugal Continental, para o domínio da Educação para Valores, Ética, Igualdade e Cidadania, enquanto componentes centrais e transversais da ação pedagógica na escola, família e comunidade.

Desenvolver competências técnico-pedagógicas nas áreas acima mencionadas, e capacitar os/as Embaixadores/as para o desenvolvimento e implementação de materiais pedagógicos adequados ao contexto, adaptando-os ao público-alvo e às necessidades sentidas, foi o mote desta ação de sensibilização.

De forma a apoiar os Embaixadores LED nas ações de sensibilização que realizarão junto de pais, mães, encarregados/as de educação e professores/as, no próximo ano letivo, esta ação será prolongada à distância em mais 6 horas, utilizando como ferramenta de apoio o portal do Programa LED on Values.

(1)Os/as Embaixadores/as LED são indivíduos seleccionados pelo seu perfil pessoal e profissional, que operam em diferentes regiões de Portugal como formadores de pais e professores, capacitados através do Programa LED on Values para desenvolver e disseminar os seus recursos pedagógicos junto dos agentes educativos.

 

Entrevista ao Presidente do iLIDH – 7 de maio de 2012

Presidente do iLIDH, Lourenço Xavier de Carvalho, fala sobre o Programa LED on Values. Entrevista na Revista “Coisas de Criança”, Edição Nº 52, Página 20.

“O iLIDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano é a entidade responsável pelo lançamento do Programa LED On Values, Programa Europeu de Literacia Social. Centra a sua actividade na investigação dos fatores essenciais para o desenvolvimento humano, nomeadamente na área da Educação, numa perspetiva transectorial.”

Para ler a noticia clique aqui

 

 

Valores do Desporto – 29 de fevereiro de 2012

O Plano Nacional de Ética no Desporto, sob o lema “Move-te por Valores”, foi apresentado no dia 27 de Fevereiro no Teatro Camões.

O LED on Values, sendo parceiro deste Plano, marcou a sua presença no evento e na iniciativa do Governo, de forma a promover os valores do desporto junto dos jovens e crianças.

Esta cerimónia contou com as intervenções do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e do Secretário de Estado do Desporto e Juventude. O PNED é uma iniciativa que visa um conjunto de acções estruturadas e planificadas que promovem os valores inerentes ao desporto consagrados em documentos como a Carta Olímpica e o Código de Ética do Desporto. O iLIDH, através do LED on Values, pela sua ampla experiência na educação para valores, é o parceiro da área da formação deste Plano, estando já a desenvolver um Kit pedagógico para o PNED.

Mais informação em www.pned.pt

 

iLIDH estabelece-se em Praga – 16 de maio de 2011

 

No âmbito da sua estratégia de cooperação internacional, o iLIDH estabelece uma representação oficial na República Checa, na histórica cidade de Praga, onde as suas belas pontes realçam uma metáfora particular na missão do iLIDH. 

A partir desta estrutura funcionarão projectos e parcerias mais direccionadas a esta região europeia, onde o iLIDH já conta com diversos parceiros e consultores. 

 

Concessão do Palácio dos Marqueses ao iLIDH – 2 de abril de 2011

O iLIDH alcançou um acordo com a Câmara Municipal de Mafra para a concessão do Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima. Esta histórica propriedade do século XVII, que acolherá o projecto de instalação da Universidade dos Valores, está integrada nos 22 hectares de recursos desportivos, educativos e naturais da Quinta da Cerca, actual Parque Desportivo Municipal.

O iLIDH irá agora desecadear esforços de financiamento do restauro do Palácio e desenvolvimento do projecto. Saiba mais aqui.

 

 

 

Protocolo iLIDH e Centro Jacques Delors (CIEJD) – 9 de janeiro de 2011

O Centro Jacques Delors e o iLIDH, reconhecendo a convergência dos respectivos interesses, celebraram um Protocolo com o objectivo de colaborarem na concepção e disseminação de recursos pedagógicos que visem potenciar o conhecimento dos valores europeus, dos direitos fundamentais da UE e da cidadania europeia junto dos jovens e promover a reflexão e a divulgação sobre programas de educação/formação com esse fim. No âmbito deste Protocolo o CIEJD integra também o Conselho de Peritos do programa LED on Values.

 

LED on Values em curso – 1 de março de 2010

O programa de Literacia Social LED on Values já se encontra em desenvolvimento e pode ser acompanhado pelo portal colaborativo www.ledonvalues.org

 

 

O iLIDH na Comunicação Social