Mente Azul~Escola Azul

Há desportos náuticos hoje que, por força dos contextos económicos e sociais, promovem mais lixo, mais desperdício e mais consumo inconsciente, assim como mais individualismo, mais conflito e mais concorrência desleal, do que há uma década poderíamos imaginar. Urge a tomada de consciência do potencial educativo do Oceano e do desporto náutico para a formação pessoal, social e cívica das crianças e jovens, futuros cidadãos e líderes.

O projeto “Mente Azul~Escola Azul” pretende assegurar que os desportos náuticos em contexto escolar em Portugal possam estar munidos de duas ferramentas essenciais a uma criação de valor e crescimento sustentável da economia azul. Essas ferramentas, fatores de sustentabilidade, são a (i) segurança e a (ii) ética azul.

Neste sentido, o projeto está organizado em função destas duas áreas de ação, criando uma oferta integrada de valor acrescentado ao desporto náutico em ambiente escolar, e que se distingue da oferta curricular, com vista a capacitar jovens, agentes e educadores para os principais desafios e oportunidades da Educação numa Economia Azul, a qual se fundamenta numa Ética Azul, construída em Escolas Azuis, promovida por Mentes Azuis.

Propõe-se fazê-lo pela criação do Núcleo de Formação Itinerante “Mente Azul”, que persistirá no período pós-projeto, realizando ações de formação e promoção “Mente Azul~Escola Azul” em Escolas Azuis de Portugal Continental e nos Açores, destinado a alunos do 2º, 3º CEB e Secundário, assim como uma Conferência “Mente Azul~Escola Azul” destinada a “stakeholders” da economia azul (professores, investigadores, parceiros, etc.).

Com uma equipa internacional, o Projeto permite o encontro de três áreas de atuação com peritos de reconhecidas qualificações, nomeadamente no enquadramento de técnicas de adaptação e segurança em meio aquático nas teorias e metodologias de ensino e aprendizagem, aliadas a uma pedagogia social para a inclusão. Também promove a integração das áreas nucleares do projeto, associando-as de forma inovadora e promissora, nomeadamente nas áreas de fronteira entre Valores e Inclusão, Ética e Ambiente, Segurança e Resgate, Respiração e Apneia.

A desenvolver-se ao longo de 2021, o Projeto integra-se no Programa Go Deeper da Universidade dos Valores, o qual desenvolveu testes de conceito com sucesso entre 2019 e 2020, integrando um conjunto de estratégias nacionais e internacionais com a participação protocolada de diversas entidades de referência, nomeadamente:

  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • O Plano Nacional de Ética no Desporto;
  • A Literacia do Oceano;
  • A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.