Arquivo 2012-16

Seminário Os Valores Democráticos face aos Desafios Globais, 26 de Fevereiro 2016, 14h30, em Mafra – 17 de fevereiro de 2016

A Universidade dos Valores convida os cidadãos (de Hoje e de Amanhã), a comunidade educativa e os agentes sociais, culturais e políticos a participar no seminário Os Valores Democráticos face aos Desafios Globais, no dia 26 de Fevereiro às 14h30, em Mafra.

O evento irá colocar em perspetiva os valores que constroem e desafiam a nossa democracia, a partir de uma experiência em tempo real no Laboratório dos Valores Democráticos – um espaço de ciência interativa do Museu dos Valores Universais – que os cidadãos do Amanhã (alunos da EB 2/3 de Mafra) irão protagonizar com todos os participantes.

A participação é gratuita, com o apoio dos parceiros Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Portugal Telecom. Os lugares são limitados, portanto garanta o seu e inscreva-se já em info@universidadevalores.org ou 261 810 450.

 

 

LVD – Laboratório dos Valores Democráticos – 6 de novembro de 2015

O projeto Laboratório dos Valores Democráticos tem como objetivo desenvolver atividades pedagógicas e de formação que apoiam a promoção dos valores democráticos, a participação ativa na sociedade civil e o empoderamento de grupos-alvo, baseado no desenvolvimento de uma exposição pedagógica interativa e inovadora e numa campanha de ações de formação e de sensibilização para agentes educativos (professores, técnicos de ONG, pais e encarregados de educação) a nível nacional. Neste âmbito, decorrerão 10 oficinas de formação até dezembro de 2015.

Está prevista a realização de dez oficinas de formação para professores, sendo que estão agendadas para o próximo mês de novembro as seguintes:

5 de novembro – Faro

6 e 11 de novembro – Albufeira

10 de novembro – Cartaxo

18 de novembro – Vila Flor

18 de novembro – Benavente

Os interessados em inscrever-se em qualquer uma das iniciativas poderão entrar em contacto com o iLIDH através do e-mail instituto@ilidh.org ou por telefone para o 261 810 450 ou 963 062 459.

O projeto, que decorre até Fevereiro de 2016, é coordenado pelo Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, em parceria com a ONG norueguesa, Voksne for Barn (VfB) e é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Economico Europeu.

 

 

Colóquio Internacional “Desporto, Ética e Transcendência” – 3 de junho de 2015

 Decorreu no passado dia 20 de maio o Colóquio Internacional “Desporto, Ética e Transcendência”. Este Colóquio resultou da colaboração entre o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, o Instituto Português do Desporto e Juventude através do Plano Nacional de Ética no Desporto e a Universidade Católica Portuguesa, tendo sido apoiado pelo POPH no âmbito do Programa para a Inclusão e Vida Saudável (PIVS).

Contando com oradores de elevado nível académico mas também com personalidades do desporto com profunda experiência prática, este Colóquio permitiu refletir e discutir sobre as possibilidades de convergência entre a prática e o espírito desportivo, através do reforço do potencial educativo e transcendental associado aos valores de superação, disciplina ou esforço.   

 

 

Professores debatem ética no desporto – 15 de dezembro de 2014

Isabel Baltazar, Manuel Sérgio e Manuel Ferreira Patrício foram os oradores convidados no Fórum Ética no Desporto, que decorreu no passado dia 12 de Dezembro no Auditório do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor. A iniciativa foi organizada pelo município de Ponte de Sor, organizado pelo Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH), em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), financiado pelo POPH.

Os professores centraram as suas intervenções no tema do Fórum e dirigiram as suas palavras aos vários intervenientes na prática desportiva que ali se deslocaram.

Melhorar comportamentos no desporto e promover o fair-play entre todos os intervenientes da prática desportiva, foram alguns dos objetivos deste Fórum.

 

 

iLIDH participa em Tertúlias para a Cidadania – 1 de agosto de 2014

Mais de duas dezenas de pessoas marcaram presença na tertúlia “A Universidade dos Valores – A Literacia Social na Escola da Cidadania”, que decorreu no passado dia 31 de Julho, na Livraria Desassossego, em Lisboa.

Organizada pela Ordem do Cidadão, esta tertúlia faz parte de um conjunto de cinco que decorreram, com periodicidade semanal, ao longo do mês de Agosto, e contou com a presença de Lourenço Xavier de Carvalho, cofundador do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH), como orador.

Durante cerca de três horas, orador e público interagiram e debateram as temáticas relacionadas com a cidadania e os valores, assunto cada vez mais na ordem do dia. “A Literacia Social vem responder a uma necessidade efetiva da sociedade”, explica Lourenço Carvalho que defende e acredita que “estruturas pedagógicas como o programa LED on Values e de investigação e intervenção como a Universidade dos Valores, terão acolhimento crescente na sociedade portuguesa”.

De entre as principais conclusões desta tertúlia destacam-se a necessidade de colocar a investigação ao serviço da intervenção social, bem como o imperativo de educar para valores, primeiro na família, mas cada vez mais na escola, onde as crianças e jovens passam mais tempo.

O iLIDH foi desafiado para participar nesta iniciativa pela fundadora da Ordem do Cidadão, Isabel Potier, entidade organizadora desta série de debates.

 

 

Três mil participantes em ações de promoção dos valores e ética no desporto – 27 de julho de 2014

As iniciativas de promoção dos valores e ética no desporto, que estão a ser desenvolvidas em parceria entre o iLIDH – Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano e o PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto, continuam a envolver, em 2014, milhares de participantes, espalhados por todo o país.Crianças, jovens, atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, pais e encarregados de educação estão a participar ativamente em centenas de ações que visam a sensibilização para as questões éticas através da prática desportiva. O norte e o centro do país foram as regiões que mais participantes têm envolvido até o momento através destas iniciativas, representando aproximadamente dois terços da participação total prevendo-se atingir mais de 10 mil pessoas. 

 

 

Tertúlias para a Cidadania – 22 de julho de 2014

Não percam, no dia 31 de Julho, pelas 21h30 a tertúlia “A Universidade dos Valores – A Literacia Social na Escola da Cidadania”, com Lourenço Xavier de Carvalho.

Será na Livraria Desassossego na Rua São Bento, Nº 34, em Lisboa.

Princesa da Holanda visitou futura Universidade dos Valores – 23 de fevereiro de 2014

A princesa dos Países Baixos, Laurentien, casada com o príncipe Constantino, terceiro filho da rainha Beatriz da Holanda, que em 2013 abdicou do trono, esteve em Mafra para participar na Conferência Internacional em Literacia Social, organizada pelo iLIDH.

Em Portugal a convite do iLIDH, a princesa visitou as obras da futura Universidade dos Valores, projeto que está a ser desenvolvido pelo iLIDH e cujas instalações ficarão sediadas no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra, que se encontra em recuperação.

A Universidade dos Valores será um lugar de cultura e lazer, onde se promoverá a aprendizagem, assimilação e reflexão sobre a relação entre o Homem e o Mundo, as relações humanas, a interação com a Natureza e os propósitos da Humanidade. Será constituída por espaços de investigação, aprendizagem, sensibilização e formação, desenvolvendo atividades integradas num espaço transdisciplinar que combina cultura, educação, ambiente, espiritualidade, tecnologia, I&D, desporto e lazer. 

 

 

International Conference on Social Literacy – 10 de dezembro de 2013

No âmbito do projeto DAVID, cofinanciado pela iniciativa europeia Lifelong Learning Programme, o iLIDH e a UCP organizam a International Conference on Social Literacy no dia 16 de Janeiro de 2014, no Palácio Nacional de Mafra, com a presença dos mais destacados investigadores e peritos Europeus na área, assim como de ilustres personalidades, representantes de Governos e Famílias Reais da Europa

Para mais informações clique aqui. 

 

 

Concurso de Fotografia “Valores Universais” – 30 de outubro de 2013

O iLIDH, no âmbito da sua Universidade dos Valores, anuncia a abertura do Concurso de Fotografia “Valores Universais”.

As fotografias selecionadas irão ser exibidas no Museu dos Valores Universais e haverá também lugar à nomeação dos três primeiros prémios do concurso, num montante total de 450€.

O concurso decorre entre 1 de Novembro de 2013 e 30 de Janeiro de 2014 e é aberto à participação de todas as pessoas residentes em Portugal com mais de 18 anos. Saiba mais seguindo as ligações abaixo:

Aviso de abertura

Regulamento do Concurso

 

Formulário de Inscrição

 

 

EQUIPA INTERNACIONAL DO BARRET VALUES CENTRE VISITA UNIVERSIDADE DOS VALORES E LED ON VALUES – 27 de setembro de 2013

No passado dia 22 de Setembro o diretor da rede global do Barret Values Centre, Tor Eneroth, e uma equipa dos mais destacados representantes desta instituição em Portugal, Espanha, Brasil e EUA, vieram conhecer o programa LED on Values e visitar a Universidade dos Valores, em construção em Mafra.


Reconhecendo grande inovação e rigor dos resultados alcançados e partilhando a visão do grande potencial de desenvolvimento internacional destas duas iniciativas do iLIDH, estes peritos manifestaram interesse em iniciar processos de mútuo apoio institucional. Para conhecer mais sobre o Barret Values Centre, siga o link. 

 

LED on Values | Ações de Sensibilização – 7 de agosto de 2013

Concluíram-se com sucesso as 26 Ações de Sensibilização/ Formação para Professores/as, previstas no âmbito do projeto LED-Valores de Igualdade e desenvolvidas em parceria com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE) de vários concelhos das regiões Norte, Centro e Alentejo.  Os/as professores/as tiveram a oportunidade de implementar, junto dos seus alunos/as, os recursos pedagógicos do Programa LED, dando particular ênfase ao módulo “LED – Valores de Igualdade”.  Um agradecimento especial a todos os CFAEs e aos/às embaixadores/as que apoiaram este projeto e a todos os/as professores/as pelo grande empenho e interesse demonstrado ao longo destas ações. Ficaremos em contacto e sempre disponíveis para futuras colaborações.

Entre Maio e Julho deste ano, realizaram-se 12 Ações de Sensibilização para Pais, Mães e Encarregados/as de Educação, em parceria com a CONFAP e Centros de Formação de Associações de Escolas de vários concelhos das regiões Norte, Centro e Alentejo. Até meados de Outubro irão ainda decorrer mais 6 ações nas localidades de Barcelos, Gaia, Guimarães e Paredes, pertencentes à Região Norte, Estarreja da Região Centro e Santiago do Cacém da Região Alentejo.

Quem tiver interesse em participar, por favor entrar em contacto connosco para info@ledonvalues.org.


 

 


O iLIDH na Comunicação Social

 

 


 

 

Investigadores portugueses premiados em Espanha – 17 de janeiro de 2013

Bruno Marques, investigador do iLIDH, foi premiado pela Fundação Espanhola MAPFRE com o projeto “Projecto Sistemas de Informação Colaborativos na Distribuição dos Seguros – Desafios e Oportunidades de Inovação”.

Leia a notícia aqui.

 

 

Um olhar sobre a Albânia – 29 de novembro de 2012

O Professor Roberto Carneiro, Presidente do Conselho de Peritos do iLIDH/LED, a propósito da constituição do Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano em Tirana, do qual foi co-fundador, e no âmbito do primeiro centúrio da Albânia como país independente, escreve o artigo “Um olhar sobre a Albânia” publicado no Diário de Noticias, no dia 26 de Novembro. Para ler o artigo clique aqui.

O iLIDH estabeleceu na Albânia, em Outubro deste ano, a sua terceira representação oficial Europeia, no âmbito da sua estratégia de cooperação internacional.

 

 

Notícias | Novembro – 20 de novembro de 2012

Conselho da Europa Integra o Conselho de Peritos do iLIDH

Desde Novembro que o Conselho da Europa, pelo seu Centro Norte-Sul, está integrado no Conselho de Peritos do iLIDH. O Conselho da Europa foi criado em 1949, no final da II Guerra Mundial, com a finalidade de promover a defesa do Direitos Humanos e concluir acordos à escala europeia para alcançar uma harmonização das práticas sociais e jurídicas em território europeu.

Desafio “Personalidades que Fizeram Histórias de Valor”

No passado dia 7 de Novembro foram entregues os Prémios LED aos vencedores do Desafio “Personalidades que Fizeram Histórias de Valor” Gonçalo Borges e Ruben Peres, da Escola Secundário Anselmo de Andrade (Almada), na Festa do 41º Aniversário da Anselmo.

Ações de Sensibilização de Professores

Iniciaram-se em Outubro as Ações Acreditadas de Sensibilização/ Formação gratuitas, sobre a temática “Educação para Valores e Literacia Social – Programa LED on Values” junto de professores/as, no âmbito do Projeto LED – Valores de Igualdade (financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano) nas Regiões Centro, Norte e Alentejo. O número de inscrições tem sido muito superior ao número de vagas disponíveis para a frequência da ação, denotando o interesse dos professores/as pelas temáticas em causa.

 

 

Obras no Palácio dos Marqueses – 14 de setembro de 2012

iLIDH e a Câmara Municipal de Mafra celebraram em Março de 2011 um Protocolo para a concessão do Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima. Esta histórica propriedade do século XVII, da autoria do arquiteto régio Diogo Marques Lucas, localizado na zona de património protegido da Igreja de Santo André, irá acolher a instalação da Universidade dos Valores – um espaço multifacetado de investigação, exposições pedagógicas, museu, eventos, entre muitas outras valências.

Em Junho, do mesmo ano, tiveram início as obras de requalificação do Palácio e os seus Jardins para os retornar ao esplendor de outros tempos e reintegrar o Palácio nos seus amplos e afamados jardins, imortalizados pela literatura europeia dos séculos XVIII e XIX, hoje o Parque Desportivo Municipal de Mafra.

Para conhecer a história deste Palácio e acompanhar as obras de requalificação siga-nos no Facebook.

 

 

Museu dos Valores Universais – 26 de julho de 2012

 Fundação Calouste Gulbenkian, o Programa Juventude em Ação e o Programa Compete disponibilizaram um apoio financeiro para o desenvolvimento do Museu dos Valores Universais, localizado no Palácio dos Marqueses de Ponte de Lima, em Mafra, sob a consultadoria da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. 

O Museu dos Valores Universais, um lugar multifacetado de experiências e aprendizagens é um projeto que tem tido significativo eco em dezenas instituições nacionais, europeias e internacionais, com o trabalho persistente do iLIDH e dos seus membros nos últimos 14 anos.

Para mais informações sobre o Museu dos Valores Universais ou se deseja envolver-se no mesmo, consulte o seguinte linkou contacte a coordenadora do projeto Eva Ndrio, para os seguintes contactos:

(email) palacio@ilidh.org | (tlm.) 96 457 5001