Centro de Conhecimento da Consciência

O Centro de Conhecimento da Consciência é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Interação Mente-Matéria com Intenção Terapêutica (LIMMIT) da Faculdade de Medicina e o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os seus principais objetivos são:

• Explorar a relação entre a atividade pedagógica na Universidade dos Valores, os estados e traços de consciência e a anatomia e fisiologia humana.
  • Desenvolvimento de soluções tecnológicas e digitais avançadas para uma interação mais profunda (ambientes imersivos digitais, processamento multinível de biossinais, interface cérebro-máquina, homem-máquina), otimizando os sistemas de monitorização de atividades pedagógicas na UV, através do desenvolvimento de algoritmos adicionais para a interpretação de dados neurofisiológicos.
  • Medir o impacto de experiências pedagógicas distintas, usando a tecnologia de biossensores para fornecer correlações ideais para aplicações de análise de dados, integrando na UV um laboratório transnacional para observação e medição de impactos clínicos e sociais, com vista à fundamentação científica de uma “literacia socioneural”.
  • Estudar e aplicar variáveis de internalização através de um modelo sistemático descritivo completo para caraterizar padrões associados a experiências pedagógicas por via de testes de neuropsicofisiologia, marcadores bioquímicos e escalas psicológicas, permitindo avaliar o impacto e os níveis de internalização dos valores universais e competências tácitas.