Gratidão

A gratidão é o reconhecimento por tudo e todos que nos permitem a participação gratuita na Festa da Vida. A gratidão brota da consciência de que todo o universo conspira para o nosso bem, pela compreensão de como toda a nossa vida e tudo o que nela desfrutamos e podemos vir a usufruir depende da contribuição voluntária e involuntária de um número incontável de seres, tal como dos grandes elementos cósmicos que formam tudo o que existe: espaço, ar, terra, fogo, água.

Temos todo o cosmos no corpo, na respiração e na consciência, tal como a vida de uma imensidão de seres em tudo o que comemos, vestimos e utilizamos. Somos todos interdependentes e estamos todos entrelaçados. Estas palavras e o seu sentido não existem fora da matéria do mundo e da mente do leitor. Em nós temos tudo e todos. Devemos a nossa existência à existência de tudo. Entre-somos. Inseparáveis uns dos outros, de todas as coisas e da natureza comum de tudo.

Com esta consciência, a vida é uma contínua ação de graças. Mesmo pelas suas circunstâncias e experiências menos desejadas e mais ásperas e difíceis, que nos desafiam e permitem superar os nossos atuais limites, evoluindo mais rapidamente. A gratidão assume então a forma da paciência.

Autor: Paulo Borges. Copyrights iLIDH 2015-