LED’s Play

Apresentação e Objetivos

O módulo LED’s Play – Jogar com Ética é dirigido a crianças e jovens entre os 6 e 12 anos de idade.
É centrado em atividades de forte componente experiencial e pode ser desenvolvido em sala de aula, no exterior, em grupos desportivos e na comunidade.
Este módulo, cuja adesão é gratuita*, têm como objetivo promover e desenvolver competências pessoais e sociais que visam melhorar comportamentos e atitudes intra e interpessoais, como o respeito e o relacionamento entre pares, a responsabilidade, a amizade, a inter-ajuda, o bem-estar, a auto-confiança e a reflexividade.
Porque a prática desportiva se deve realizar em perfeita harmonia com os princípios da ética desportiva e porque o mais importante no Desporto são os valores, as relações humanas, a inclusão social, a luta codificada e a igualdade de oportunidades, que transformam esta prática num laboratório social, o módulo LED’s Play – Jogar com Ética, pretende ser uma ferramenta para o desenvolvimento de valores fundamentais, tanto no desporto como na sociedade, que se pretende que sejam assimilados e vividos na prática desportiva.

Este módulo foi desenvolvido e validado no âmbito do protocolo do iLIDH com o Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED) em parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) e com o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. 

Materiais didáticos

1. Guia de implementação

 

Fornece:

  • Introdução ao módulo LED’s Play e fichas impressas em pasta.
  • Informação e instruções sobre como aplicar os exercícios e jogos pedagógicos.
  • Instruções de como extrair as aprendizagens num ambiente de debate e de forma a potenciar a aquisição de competências e identificação dos valores trabalhados, aliando a experiência à reflexão e; a partir daí, à generalização.

 

2. Guiões de exercícios. Experimente!

 


Faça download do guião Balões Saltitantes.
 

*A adesão gratuita a este módulo é reservada a uma pessoa responsável por cada entidade aderente (estabelecimento de ensino, grupo desportivo, etc.).