LVD – Laboratório dos Valores Democráticos
O projeto Laboratório dos Valores Democráticos tem como objetivo desenvolver atividades pedagógicas e de formação que apoiam a promoção dos valores democráticos, a participação ativa na sociedade civil e o empoderamento de grupos-alvo, baseado no desenvolvimento de uma exposição pedagógica interativa e inovadora e numa campanha de ações de formação e de sensibilização para agentes educativos (professores, técnicos de ONG, pais e encarregados de educação) a nível nacional. Neste âmbito, decorrerão 10 oficinas de formação até dezembro de 2015.

O projeto LVD pretende promover o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cívicas com base na abordagem dos valores universais fundamentais para a compreensão e integração da diversidade, cidadania e democracia, proporcionando a aprendizagem através da interação, participação e reflexão sobre os valores democráticos e éticos nas crianças e jovens.

Através da exploração dos valores da democracia, cidadania e diversidade, o LVD aproxime as crianças e os jovens às bases da participação cívica e democrática, potenciando a criação do sentimento de pertença, com base na identificação com os valores comuns e, consequentemente, produzindo efeitos nas comunidades de que eles são provenientes, uma vez que, nos seus contextos escolares e familiares, serão agentes multiplicadores do conhecimento e experiência adquiridos no projeto. Através das ações de formação e sensibilização espera-se capacitar os agentes educativos para que possam ser agentes facilitadores nos processos de desenvolvimento democrático de cada criança e jovem.

Carregue aqui para saber mais.

O projeto, que decorre até Fevereiro de 2016, é coordenado pelo Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, em parceria com a ONG norueguesa, Voksne for Barn (VfB) e é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Economico Europeu.