Monitorização

Navegação à Vista – monitorizar e avaliar a implementação do LED on Values

Um dos elementos distintivos do LED on Values é o seu compromisso com o rigor dos conceitos, com a eficiência dos processos e com a criação de impactos reais nos processos de ensino e aprendizagem e no clima social da comunidade escolar.

Para garantir esse compromisso, o LED on Values propõe-se a realizar uma aferição de impactos resultantes da implementação do Programa nos seguintes parâmetros:

  • Aquisição de competências pessoais, sociais e cívicas pelos alunos;
  • Comportamento pro-social dos alunos (p.e. responsabilidade e participação social);
  • Desempenho escolar dos alunos;
  • Melhoria do clima escolar e comunitário e dos processos de gestão escolar.

Esta aferição é conseguida pela aplicação de instrumentos de monitorização por métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (estudos de caso), cujos resultados são submetidos a uma “meta-avaliação” por peritos externos.

Deste processo de monitorização e avaliação resulta a identificação demudanças que poderão ser introduzidas para aumentar a eficácia do Programa LED on Values e a disseminação das boas práticas na rede de escolas e entidades que implementam o Programa, acessíveis e continuamente atualizadas na área colaborativa de www.ledonvalues.org.

Não menos importante é a produção de uma “retro-informação” para as escolas que implementam o LED on Values e que participam neste processo de monitorização. Esta retro-informação consiste na disponibilização dos dados recolhidos junto dos alunos e demais intervenientes na escola (anónimos), dados esses que poderão ser utilizados pelas escolas para os seus próprios processos de avaliação.