O que é a Experiência Filosófica?

A forma como os problemas são compreendidos e trabalhados, assim como a procura de soluções perante as diversas situações que enfrentamos nas nossas vidas e que exigem respostas, é que está no centro dos objetivos da Experiência/ Prática Filosófica.

Na maioria das vezes, não nos apercebemos dos nossos padrões de pensamento. Numa mente não disciplinada, ela funciona em piloto automático, alimentada por velhos hábitos e premissas. Se conseguirmos observar e examinar os nossos pensamentos, será possível cultivar uma maior clareza sobre o funcionamento da mente, maior coerência, amplitude e profundidade em relação à visão que desenvolvemos sobre o mundo, sobre o nosso sentido de compreensão, de significado, de propósito, de liberdade e de autorrealização.

A prática filosófica promove o diálogo de forma a ajudar a pessoa a conseguir desenvolver o seu ponto de vista, as suas próprias ideias, utilizando ferramentas de apoio ao pensamento, o qual influencia a maneira de sentir, de querer, de escolher, de agir, de criar, de relacionar e de estar, sem procurar impor qualquer solução preconcebida, mas estimulando uma forma única do indivíduo viver no mundo.

A prática filosófica observa o indivíduo enquanto ser holístico capaz de lidar com as suas perplexidades e desafios expostos pela vida.