Valores da Sexualidade

Apresentação e Objetivos:

O Módulo Valores da Sexualidade é dirigido a crianças e jovens do 1º Ciclos ao Secundário.

É centrado na metodologia de resolução de dilemas éticos fundados em valores e competências relevantes para a ética da sexualidade

Os dilemas éticos propostos têm como objectivo desenvolver competências pessoais, sociais e cívicas, mediadas pela família e escola, que estão na base da construção dos projectos de vida afectiva e sexual saudável.

Os dilemas são apresentados em cenários como “Casos” de imediata identificação com o universo do aluno. Os cenários éticos sobre sexualidade contextualizam-se na relação com a Comunicação Social (Internet, Publicidade, etc.), Pares (Colegas e Amigos), Família, Escola, Corpo, etc.

O Módulo foi desenvolvido em estreita colaboração com a DGDC do Ministério da Educação, procurando fornecer material pedagógico e formativo sobre a Educação para Sexualidade, privilegiando a dimensão ética da sexualidade, no âmbito da Portaria 196-A2010, de 9 de Abril

Materiais didáticos:

 
1. Guia de implementação 

  • Fornece uma abordagem ao conceito de sexualidade;
  • Clarifica a metodologia utilizada centrada em dilemas éticos;
  • Fornece instruções de aplicação dos exercícios para os métodos diretivos e não diretivos.

2. Guiões de exercícios

Experimente!

Faça Download do Guião 18

 

Vídeos formativos “Educação Sexual em Meio Escolar: a Dimensão Ética da Sexualidade” 

Professor Michel Renaud:
A sessão está dividida em 3 partes. Veja a primeira parte.

Testemunho“Foram tomando consciência de que a abordagem que se pretendia com o presente módulo não era o que inicialmente pensavam, pois não se trata de uma abordagem médico-biológica mas antes de uma abordagem que procura que os alunos interiorizem Valores. Assim, a conversa que se estabelecia entre professores e alunos ia dando contornos à dimensão da palavra sexualidade.” (Professor, turma 6º ano)