Instituição

O Instituto Luso-lírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH) é uma associação colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, visando fins de utilidade pública geral fundada em 2007. Em 2011 estabelece uma representação oficial em Praga (República Checa) e em 2012 em Tirana (Albânia).

Em 2018 é criada a Fundação Luso-Ilíria para o Desenvolvimento Humano (FLIDH) com vista a agregar todas as instituições internacionalmente.

A sua missão é investigar, implementar e promover ações de carácter científico, técnico, educativo, cultural, desportivo e empresarial, nos diversos domínios que promovam a cooperação e desenvolvimento, e, em particular, promovendo atividades de estudo, intervenção e formação em áreas que promovam os Valores Universais como fundamento de competência e cidadania do individuo integral.

A visão da organização é contribuir para o bem-estar pessoal e social e o progresso civilizacional, através da promoção e desenvolvimento das competências do século XXI, as competências pessoais, sociais e cívicas, fundadas na ética global.

As instituições têm intervindo em várias áreas, nomeadamente, na Educação, Cultura, Cooperação e Desenvolvimento e Gestão e Aprendizagem Organizacional.

Na área de Educação, desenvolve iniciativas que preveem a implementação sustentável das aptidões pessoais, interpessoais e sociais no sistema educativo, envolvendo escolas e instituições de investigação e de política pública, em Portugal e na Europa. Tem-se desenvolvido recursos, com validação científica, que promovem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens, abordando, nomeadamente, temas de ética, resolução de conflitos, diálogo intercultural e europeu, igualdade, relações interpessoais, não discriminação, afetividade, sexualidade, família, parentalidade, abuso de substâncias, entre outras – ao abrigo do Programa LED on Values, o primeiro Programa Europeu de Literacia Social. Este programa iniciado em 2010 com a colaboração de diversas entidades, entre as quais a CIG (na construção do módulo sobre Sexualidade e módulo Igualdade de Valores), o Centro Jacques Delors (módulo Valores Europeus), Universal Education Foundation (módulo LED Inn – Valores da Diversidade) e Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (modulo LED’s Play – Jogar com Ética) tem já uma base de trabalho superior a 30 mil alunos de todo o território nacional.

Na área da Cultura, foi criado o Museu dos Valores Universais (MVU) que combina cultura, diversidade, educação, inovação, multimédia e entretenimento, promovendo um património para o século XXI: o património cultural material com 400 anos, localizado num local com oito séculos de História – o Palácio dos Marqueses Ponte de Lima, em Mafra; e o Património cultural imaterial da Ética Global e Valores Universais como património mundial para a sustentabilidade no século XXI.

Na área de Desenvolvimento e Cooperação, propõe novos modelos de governança que incorporem na Cultura e Sociedade princípios fundamentais da Sociedade do Conhecimento e da Informação, a otimização de sistemas de informação e gestão do conhecimento que estimulem o desenvolvimento local e regional e competências territoriais.

O iLIDH e a FLIDH têm sido dos principais promotores de projetos de Investigação & Desenvolvimento sobre competências pessoais, sociais e cívicas em Portugal, através de diversos projetos Europeus financiados pelo programa Europeu Juventude em Ação, Mecanismo Financeiro do Espaço Economico Europeu e pelo programa Lifelong Learning.

Entre os seus colaboradores e membros conta com o apoio de individualidades e organizações de destaque em Portugal e no estrangeiro, nas áreas científicas, educativas,empresariais e governamentais